terça-feira, 16 de agosto de 2011

Guiados pelo Espírito.



Texto: João 3.8
Do Grego pneuma ‘vento, espírito’ tal como o vento atua imprevisível, mas é percebido em seus efeitos, do mesmo modo o Espírito opera na vida de seus filhos e a controla.
  •  Porque todos os que são guiados pelo espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Romanos 8.14;
  •  Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente. 1 Coríntios 3.12;


Aqueles que são guiados pelo espírito não fazem a sua própria vontade, mas obedecem ao espírito de Deus.
  • O Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo. João 16.13;
  • O Espírito de Deus falará por eles no momento da perseguição. Mateus 10.20; Lucas 12.12;


Os homens cheios do Espírito de Deus realizaram grandes proezas, fazendo o sobrenatural tornar-se natural a vista dos olhos de todo o povo.
  • O Espírito de Deus encheu a Bezalel, filho de Uri, filho de Ur da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria e de entendimento, e de ciência em todo o artifício. Êxodo 31.2-5; Construíram o tabernáculo no deserto, bem como todos os seus utensílios, sendo todos eles capacitados pelo Espírito de Deus.
  • Então disse o Senhor a Moisés; toma para ti a Josué filho de Num, homem em que há o espírito, e põe a tua mão sobre ele. Números 27.18; escolhido para ser o sucessor de Moisés, porque era homem cheio do Espírito.
  • E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel e saiu à peleja; e o Senhor deu na sua mão a Cusã-Risataim, rei da síria; e a sua mão prevaleceu contra Cusã-Risataim. Juízes 3.10; Otniel filho de Quenaz irmão mais novo de Calebe julgou a Israel, libertando-os dos inimigos.
  • Então o Espírito do Senhor revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele. Juízes 6.34; era da família mais pobre de Manassés e o menor da casa de seu pai, mas foi usado por Deus para julgar e livrar a Israel. Juízes 6.15;
  • Veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Obede, este saiu ao encontro de Asa, e lhe disse: Ouvi-me Asa e todo o Judá e Benjamim. O Senhor está convosco, enquanto vós estais com eles; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. 2 Crônicas 15. 1-2; exortou os exércitos de Judá, encorajando-os a permanecerem com Deus, devido o povo ter muitos anos sem temer o verdadeiro Deus.   
  • Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita dos filhos de Asafe, e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o Senhor. Não temais e nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. 2 Crônicas 20.14-15; encorajou o povo a permanecer fiel, pois grande seria o livramento que Deus iria realizar diante do exércitos de Moabe e Amom.
  • O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do Senhor de modo que não prosperais? Porque deixastes o Senhor, também ele vos deixará. 2 Crônicas 24.20; exortou o povo a conversão, em virtude da idolatria do rei de Judá (Joás)
  • Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Mateus 4.1; o Senhor Jesus foi fortalecido pelo Espírito e conduzido ao deserto para ser provado.
  • Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso pai é quem fala em vós. Mateus 10.20; aquele que tem o Espírito não deve se preocupar, pois, será orientado pelo mesmo nos momentos de perseguição.
  • Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Romanos 8.5; os que são guiados pelo Espírito são orientados e às vezes impedidos de estar em lugares que não são da vontade de Deus. Atos 16.6,7;   


Mensagens Bíblicas Cristo Vive.

Este artigo está liberado para todos os tipos de cópias, desde que não seja com fins lucrativos. É solicitado que ao copiar seja citado o nome do autor e da fonte da coleta ao lado do link ativo. Pr. Jules Rimet; Palavra Revelada (Rhema); http://www.prjulesrimet.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário