quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A Parábola da Misericórdia (A dracma perdida).


 

 Texto: Lucas 15.8-10

 

“A dracma era uma moeda grega feita de prata, equivalente a um denário romano que equivalia a um dia de trabalho de um trabalhador braçal, a palavra dracma ocorre somente no Novo Testamento e apenas nesta passagem”.

  • Nesta parábola, Jesus retrata o amor de Deus por alguém que cai numa vida de pecado. Eles estão perdidos, separados do seu verdadeiro dono, que é o próprio Deus. Mas o dono das pessoas não desiste delas. Ao contrário, ele a procura misericordiosamente por elas, oferecendo-lhes livremente o perdão por meio de seu filho Jesus.
       As mulheres na Palestina recebiam dez dracmas como presente de casamento. Além de seu valor monetário, essas moedas tinham um valor sentimental semelhante de uma aliança.
       Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? Lucas 15.8;

  • Essa moeda aparentemente de um valor muito pequeno, um valor muito irrisório. Mas Jesus conta a história desta mulher, que em busca de algo aparentemente tão insignificante, empreende um esforço máximo. Ao encontrar e resgatar este valor mínimo, a mulher experimenta uma alegria tão grande que celebra uma festa com as amigas. Provavelmente esta festa custou mais caro que a moeda perdida.
        As dez moedas poderiam ter sido as economias desta mulher, destinadas a sustentá-la numa época de necessidade. Ao descobrir que uma moeda estava faltando, a mulher acendeu a candeia para ver os cantos escuros da casa e varrer toda a poeira do chão.
        E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que tinha perdido. Lucas 15.9;
 
  • Mas um detalhe interessante. A moeda representa um ser humano. Assim como as moedas traziam a figura dos imperadores, também o ser humano carrega em si a imagem de Deus. Por essa razão mesmo o menor dos seres humanos possuem um valor eterno.
       Da mesma maneira como um pastor se alegra por encontrar uma ovelha perdida, e uma mulher se alegraria por encontrar sua moeda perdida, também todo o céu se alegra com um pecador que se arrepende. Cada indivíduo é precioso para Deus. Ele procura ativamente os perdidos e quando são encontrados, há alegria diante dos anjos de Deus. Por meio de parábolas Jesus estava explicando aos seus caluniadores que, embora eles não estivessem contentes com Ele, Deus estava contente porque Jesus estava procurando as almas perdidas e trazendo a elas as Boas Novas do reino.
*   Eu vos afirmo que de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. Lucas 15.10;

  •  Publicanos e pecadores. Pessoas que tinham uma conduta moral ou se ocupavam de coisas que os escribas consideravam incompatíveis com a observância à Lei de Deus. Uma das prescrições rabínicas era “não se associar com pecadores”, e os rabinos nem sequer ensinavam tais pessoas. Os rabinos concordavam que Deus recebia o pecador penitente, porem esta parábola ensina na verdade quem é Deus quem busca o pecador e o povo de Deus deve se alegrar com os anjos quando os pecadores se arrependem.
      Para o cristão hoje, esta parábola não é somente um convite para alegrar-se com Deus pelo arrependimento dos pecadores, mas um lembrete para seguir o exemplo de Jesus na busca pelos perdidos.
 Mensagens Bíblicas Cristo Vive  
Este artigo está liberado para todos os tipos de cópias, desde que não seja com fins lucrativos. É solicitado que ao copiar seja citado o nome do autor e da fonte da coleta ao lado do link ativo. Pr. Jules Rimet; Palavra Revelada (Rhema); http://www.prjulesrimet.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário