domingo, 24 de novembro de 2013

A Igreja Visível (Edah), e a Igreja Invisível (Qahal).

Texto: Mateus 16.18

 A palavra igreja embora derivada do latim ecclesia (Eclésia), teve origem no grego clássico ekklesia. Designava uma reunião formal de cidadãos da polis, os quais eram convocados para uma assembleia pública, autônoma e soberana em relação aos assuntos não só da cidade de Atenas, mas da maioria das cidades gregas.

No antigo Testamento o termo utilizado para designar Igreja era “qahal” que em hebraico significava reunião ou ato de reunir homens em resposta ao chamado de Deus.
  • Deu-me o Senhor as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e, nelas, estavam todas as palavras segundo o Senhor havia falado convosco no monte, no meio do fogo, estando reunido todo o povo. Deuteronômio 9.10;


É importante observar que, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento a palavra Igreja nunca era usada para designar um prédio, uma denominação ou uma influência, mas para designar grupos locais.
  • Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas, para a sua maravilhosa luz; vós sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. 1Pedro 2.9,10;


A verdadeira Igreja é aquela que possui pessoas que além de terem sido transformadas pelo nome de Jesus Cristo, confessam que só Jesus Cristo salva e pregam uma só mensagem: A palavra de Deus.
  • Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos e tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda a junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor. Efésios 4.15,16;


 No antigo Testamento quanto no Novo testamento os autores utilizavam o termo “edah” para designar Igreja visível e “qahal” para se referirem aqueles dentro desta congregação visível que verdadeiramente respondiam ao chamado de Deus, os cidadãos dom reino espiritual.
  • Não vos torneis causa de tropeço nem para os judeus, nem para os gentios, nem tampouco para a Igreja de Deus. 1Coríntios 10.32;


Parábola do joio e do trigo em Mateus demonstra com perfeição a presença das duas Igrejas. A Igreja visível (Edah) e a invisível (Qahal), uma com propósito e outra sem compromisso, uma espiritual e outra carnal, uma que será arrebatada e outra que será deixada.
  • Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem. O Campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno, e o inimigo que o semeia é o diabo. A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era. O filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal. Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça. Mateus 13.24-30; 36-43;

 
Cristo ensinou que essa vida diária na Igreja visível será mantida até que a invisível se manifeste com a sua volta, quando então serão desmascaradas as falsas igrejas.
  • Nem todo que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que estás nos céus. Mateus 7.21-23;


Em vista de todas estas coisas que procedimentos devemos ter para sermos considerados a verdadeira Igreja de Deus, quais atitudes devem ser realizadas para estarmos dentro do chamado do Senhor Jesus como Igreja espiritual e invisível em meio a um mundo de trevas.
  • Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta. Hebreus 12.1;

  
Mensagens Bíblicas Cristo Vive


Este artigo está liberado para todos os tipos de cópias, desde que não seja com fins lucrativos. É solicitado que ao copiar seja citado o nome do autor e da fonte da coleta ao lado do link ativo. Pr. Jules Rimet; Palavra Revelada (Rhema); http://www.prjulesrimet.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário