sábado, 26 de dezembro de 2020

Tema: O Chamado e as Promessas -

 


Texto: Gênesis 12.1-3

 Abraão saiu de Harã em busca da promessa, obedecendo o chamado, tinha 75 anos quando partiu para irem a terra de Canaã.     

                        

v  Ao chegar na terra indicada por Deus, este lhe aparece, confirma sua promessa, mas a terra estava em grande aflição. (Gn. 12.7,10) 7 E apareceu o Senhor a Abrão e lhe disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 10 E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.

- A passagem pelo Egito deu a Abrão muitas riquezas. (Gn.13.1,2) 1 Subiu, pois, Abrão do Egito para a banda do Sul, ele, e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló. 2 E ia Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.

- Abrão e Ló separam-se, seu sobrinho vai para Sodoma. (Gn. 13.11,13) 11 Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o Oriente; e apartaram-se um do outro. 13 Ora, eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o Senhor.

 

v Depois da guerra e resgate de Ló, Deus continua a confirmar sua presença e proteção na vida de Abraão. Gn. 15.1 (Depois dessas coisas veio a palavra do Senhor a Abraão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão).

- Com apenas 318 homens, feriu os cinco reis que raptaram o seu sobrinho e os habitantes de Sodoma e Gomorra. Gn. 14. 16,17 (16 E tornou a trazer toda a fazenda e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e a sua fazenda, e também as mulheres, e o povo. 17 E o rei de Sodoma saiu-lhes ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) no vale de Savé, que é o vale do rei.

 

v A promessa original era um herdeiro nascido de sua própria linhagem, filho de sua esposa, não seu mordomo (o damasceno Eliézer). Gn. 15.4 E eis que a Palavra do Senhor veio a ele, dizendo: Este não será o teu herdeiro, mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro.

- Esta linhagem deveria habitar a terra de Canaã. (Gn. 15.6,7) 5 E creu ele no Senhor, e isso foi-lhe imputado por justiça. 7 Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos Caldeus, para dar-te a ti esta terra para herdares.

- Todavia primeiro, teria que passar pelo Egito e deserto para obter sua vitória. (Gn. 15.13,14) 13 Então disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina ser a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-la-ão quatrocentos anos. 14 Mas também eu julgarei a gente à qual servirão, e depois sairão com grande fazenda.

 

v  Sara se apressa, e tenta fazer o cumprimento da promessa acontecer, usando os métodos humanos, dá a sua serva Agar a Abrão que não obedece a ordem de Deus e atrai sobre si e sua linhagem grandes problemas. (Gn. 16.2,4) 2 E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem pedido de gerar; entra, pois, à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. 4 E ele entrou a Agar, e ela concebeu; e, vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.

Era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu Ismael a Abrão. Gn. 16.16

- Mesmo sendo o filho da desobediência, Deus abençoou Ismael. Gn. 16.10 Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua semente, que não será contada, por numerosa que será.

 

v  Aos noventa e nove anos Deus confirma a promessa a Abrão (pai exaltado) mudando o seu nome para Abraão (pai de uma grande multidão). (Gn. 17.1,4,5) 1 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. 4 Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma grande multidão de nações. 5 E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto.

 

v  Assim se inicia a circuncisão, todo macho ao oitavo dia de nascido deveria ser circuncidado. Gn. 17.12 O filho de oito dias, pois, será circuncidado; todo macho nas vossas gerações, o nascido na casa e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua semente.

Era Abraão da idade de noventa e nove anos quando lhe foi circuncidada a carne do prepúcio, e Ismael, seu filho era da idade de treze anos, quando lhe foi circuncidada a carne de seu prepúcio. Gn 17.24,25

 

v   A fim de cumprir sua promessa integralmente, Deus muda o nome de Sarai (minha princesa) para Sara (princesa, mandatária) de mulher estéril para mãe de uma grande nação. (Gn. 17.15,17,19) 15Disse Deus mais a Abraão: a Sarai, tua mulher; não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. 17 Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E conceberá Sara na idade de noventa anos? 19 E disse Deus: na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque; e com ele estabelecerei meu concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele.

- Muito embora não sendo o filho da promessa, Deus abençoa a Ismael. Gn. 17.20 E quanto a Ismael, também te tenho ouvido: eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará, e farei dele uma grande nação.

 

v  O cumprimento da promessa entra em evidência. (Gn. 18.9,12,14) 9 E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: ei-la, está aí na tenda. 12 Assim pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu esposo já velho? 14 haveria alguma coisa difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.

- O cumprimento da promessa se dá quando o Senhor visitou a Sara. (Gn. 21.1-5) 1 E o Senhor visitou a Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha falado. 2 E concebeu Sara e deu Abraão filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito. 3 E chamou Abraão o nome do seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque. 4 E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado. 5 E era Abraão da idade de 100 anos quando lhe nasceu Isaque, seu filho.

- Ismael contava com quatorze anos de idade, quando Isaque nasceu.

 

 

Mensagens Bíblicas Cristo Vive

Este artigo está liberado para todos os tipos de cópias, desde que não seja com fins lucrativos. É solicitado que ao copiar seja citado o nome do autor e da fonte da coleta ao lado do link ativo. Pr. Jules Rimet; Palavra  Revelada (Rhema); http://www.prjulesrimet.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário