terça-feira, 8 de julho de 2014

Plenamente Satisfeito (As Beatitudes).

Texto: Mateus 5.1-12

 O termo original traduzido como “bem-aventurados” é a forma plural da palavra makarios, (µακάριος) que significa “estar plenamente satisfeito” no Grego clássico, o vocábulo refere-se ao estado de bem-aventurança do homem no mundo vindouro. Nas páginas do Novo testamento, entretanto, é usado com respeito à alegria que resulta da salvação (Sl 51.12). Esta satisfação não é o resultado de circunstâncias favoráveis na vida, mas da habitação do Espírito de Cristo na vida do individuo.

Bem-aventurados os pobres de espírito, (πτωχóς, ptõchos) porque deles é o Reino dos céus.
  • Os pobres de espírito são aqueles que reconhecem a sua absoluta e profunda miséria e recebem o sopro do Espírito, o Espírito que traz Jesus. Fala-se do reconhecimento das necessidades espirituais e da total dependência de Deus. Mateus 5.3;


Bem-aventurados os que choram, (πενθος, penthos,) porque serão consolados.
  • São aqueles que lamentam seus pecados e os dos outros. Lamentam pela falha da humanidade em não dar glória a Deus. Mateus 5.4;


Bem-aventurados os mansos, (πραος, praos) porque herdarão a terra.
  •  Esta mansidão que Jesus falou não está relacionada ao medo ou a covardia, mas são aqueles que têm força, vigor, coragem, discernimento e sabedoria, que escolheram não ferir, não agir de forma violenta, não enfrentar o mal com o mal. Escolheram sofrer o mal e a maldade sem se tornarem malvados. Mateus 5.5;


Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça (hoi peinõntes, οἱ πεινῶντες - famintos), porque serão fartos. (dikaiosune, δικαιοσυνη - justiça)
  • São aqueles que buscam justiça em Deus, não aqueles que confiam em si mesmos. São injustiçados, têm os seus direitos usurpados, são humilhados e indefesos, mas estão sempre confiando no Senhor. Mateus 5.6;


Bem-aventurados os misericordiosos (ελεημων, eleemon), porque alcançarão misericórdia.
  • São caracterizados pela atitude carinhosa para com aqueles que estão em sofrimento, eles assumem os sofrimentos dos outros e os tornam seus. Mateus 5,7;


Bem aventurados os limpos (καθαρος, katharos; é aquilo que é puro como sendo limpo, livre de sujeira e de mancha) de coração (καρδια kardia), porque verão a Deus (θεος theos).
  • A pureza de coração somente pode ser obtida pela continua purificação que os crentes vivenciam depois de cumpridas as condições prévias da bem-aventurança. Quanto mais pura uma pessoa se torna, mas claramente ela consegue ver a Deus. Mateus 5.8;


Bem-aventurados os pacificadores (ειρηνοποιος eirenopoios), porque serão chamados filhos de Deus.
  • Um pacificador não é simplesmente alguém que tenta interromper as guerras ou as contendas entre as nações e as pessoas, é um crente que sentiu a paz de Deus e que traz esta paz aos seres humanos. Este versículo fala da paz espiritual, não somente do cessar de guerra e conflitos entre partidos.  Os pacificadores serão chamados filhos de Deus porque refletem o caráter do pai. Mateus 5.9;


Bem-aventurados os perseguidos (διωκω, dioko) por causa da justiça (δικαιοσύνης, dikaiosynê) porque deles é o reino dos céus.
  • Os cristãos não fazem parte deste mundo, eles combatem os reinos deste mundo que estão sob o controle do inimigo.  Sofrer perseguição por causa da justiça faz com que a pessoa alcance o mais alto nível de satisfação que a bem-aventurança pode proporcionar. Este estado de bem-aventurança acontece no exato momento que uma pessoa crê em Jesus Cristo para a salvação.  Mateus 5.10;


Bem-aventurados os sois vós (πας, pas) quando por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.
  • Jesus estava dizendo aos seus discípulos que nãom deveriam se surpreender se as pessoas zombassem deles, perseguissem e mentissem ao seu respeito, pois o próprio Jesus iria enfrentar esse tratamento. Mateus 5.11;


Regozijai e exultai (χαιρω, chairo), porque grande é o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
  • Jesus descreveu a forma como os discípulos deveriam responder à perseguição. “Exultai e alegrai-vos!”. Mateus 5.12.


Em seu mais longo sermão registrado, Jesus começou descrevendo as características que procuravam em seus seguidores. Chamou-os de bem-aventurados os que possuíam tais particularidades, porque deus tem algo de especial reservado para eles. As bem-aventuranças contradizem o estilo de vida da sociedade. 

Mensagens Bíblicas Cristo Vive
              

Este artigo está liberado para todos os tipos de cópias, desde que não seja com fins lucrativos. É solicitado que ao copiar seja citado o nome do autor e da fonte da coleta ao lado do link ativo. Pr. Jules Rimet; Palavra Revelada (Rhema); http://www.prjulesrimet.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário