terça-feira, 18 de outubro de 2011

Edificando altares em tempos de crises.



Texto: 1 Reis 18.30
  Em meio à apostasia de Israel, Elias edificou o altar do Senhor que estava em ruínas, utilizando doze pedras, símbolo da união de todas as tribos de Israel.
“Altar, lugar de adoração a Deus.”
  • Fez também o altar do holocausto de madeira de acácia (cetim) de cinco côvados era o seu cumprimento, e de cinco côvados a sua largura, quadrado; e de três côvados a sua altura. E fez-lhe as suas pontas aos seus quatro cantos; as suas pontas formavam uma só peça com o altar; e cobriu de cobre (bronze). Êxodo 38.1,2;

“Chifres, representação de poder; recorriam a eles para fugir da ira humana.”
  • Porém Adonias temeu a Salomão, e levantou-se, e foi, e pegou das pontas do altar. 1 Reis 1.50;
  • E veio a fama até Joabe (porque se tinha desviado seguindo a Adonias, ainda que não tinha se desviado seguindo a Absalão), e Joabe fugiu para o tabernáculo do Senhor, e pegou das pontas do altar. 1 Reis 2.28;

“Devemos manter nossa esperança firme no Senhor”
  • Então Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis em dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; e se Baal segui-o. Porém o povo não lhe respondeu nada. 1 Reis 18.21;
  • Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: Se os deuses a quem serviram os vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dois amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24.15;
  • Naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho. Porque um certo ourives de prata, por nome Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Diana, dava não pouco lucro aos artífices, aos quais havendo ajuntado-os com os oficiais de obras semelhantes, disse: Varões, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade; e bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até em quase toda a Ásia, este Paulo te convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não sãos deuses os que se fazem com as mãos. Atos 19.23-26;

“A resposta do Senhor sempre é satisfatória.”
  • Então, invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o Deus que responder com fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra. 1 Reis 18.24;

“Deus responde através do fogo.”
1 – Na oração de Arão quando oferecia sacrifícios ao Senhor por si e pelo povo.
  • E eis que saindo fogo de diante do Senhor, consumiu a gordura sobre o altar: O que vendo o povo, jubilaram e prostaram-se sobre os seus rostos. Levítico 9.24;

2 – Na humilhação de Davi depois de ter pecado contra o Senhor.
  • Edificou ali um altar ao Senhor, ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos e invocou o Senhor o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto. 1 Crônicas 21.26;

3 – Na oração de Salomão quando dedicou o templo ao Senhor.
  • Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa. 2 Crônicas 7.1;

4 – No chamamento de Gideão.
  • Estendeu o anjo do Senhor a ponta do cajado, que trazia na mão, e tocou a carne e os bolos asmos; então subiu fogo da penha, e o consumiu a carne e os bolos; e o anjo do Senhor desapareceu da sua presença.  Juízes 6.21;

5 – Na oração de Elias que afirmava ser Deus o Senhor.
  •  Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. 1 Reis 18.38;

Enchei de água quatro cântaros.   Um cântaro  tem 45 litros 4X45 = 180 litros  derramados sobre o altar. Imaginem que o monte Carmelo fica no vale do Armagedom, ou vale de Ezequiel, distante do mar da galileia  56 Km , caminho de dois dias pela dificuldade de acesso ao monte que é muito íngreme.   Três vezes derramaram (180 litros  X 3 = 540 litros) quando 3,5 anos de seca  profunda  estava acontecendo.  Elias ofereceu  o que era mais precioso naquela época. 1 Reis 18.34,35;
“A vitória vem sobre aqueles cujos altares estão consertados.”
  • Então, Elias disse ao povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do senhor que estava quebrado. 1 Reis 18.30;
  • Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.1,2;

 “No templo de Salomão havia no pórtico duas colunas (pilares) de bronze chamadas Jaquim (significa “Ele estabelece”) e Boaz (significa “nele está a força”) juntas queriam dizer Deus dá força. Ficavam diante do altar .”
“Após a luta vem a bonança”
  • E disse ao seu moço: sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: não há nada, então disse ele: torna lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te apanhe. 1 Reis 18.43,44;
  • Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado. 2 Reis 5.10;
  • Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado. 2 Reis 5.14;

Mensagens Bíblicas Cristo Vive

Este artigo está liberado para todos os tipos de cópias, desde que não seja com fins lucrativos. É solicitado que ao copiar seja citado o nome do autor e da fonte da coleta ao lado do link ativo. Pr. Jules Rimet; Palavra Revelada (Rhema); http://www.prjulesrimet.blogspot.com

Mensagem pregada pelo Pr. Jules Rimet


Nenhum comentário:

Postar um comentário