sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Igreja o Sal da Terra.



Texto: Mateus 5.13

A Igreja tal qual o sal, salva por contato. O sal é o único meio de preservar e dar sabor a certos alimentos, tais como: carnes, peixes etc. A influência e a responsabilidade do cristão neste mundo: o sal preserva e dá sabor, a luz brilha e se opõe as trevas.

  •  A oferta de manjares temperarás com sal, à tua oferta de manjares não deixarás faltar o sal da aliança do teu Deus: em todas as tuas ofertas aplicarás o sal. Levítico 2.13;

Significa um pacto inviolável e indissolúvel. Nos paises árabes, um acordo era selado com um presente de sal para demonstrar a força e a permanência do contrato.

A exigência do sal no sacrifício mostra-nos que o crente deve se apresentar como sacrifício vivo a Deus.
  • Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12.1;

Se um tempero não tiver sabor, não fará diferença. Se os cristãos não fizerem um esforço para influenciar o mundo ao seu redor, serão de pouco valor para Deus. Se formos semelhantes ao mundo, não teremos importância. Os valores cristãos não devem ser misturados com os mundanos a fim de que influenciemos outras pessoas positivamente, da mesma maneira que o tempero na comida ressalta o melhor sabor.

O incenso utilizado no tabernáculo também era temperado com sal, pois o sal é o símbolo da preservação contra a corrupção. Assim a oração do crente a exemplo da oração de Cristo tem que ter sabor.
  • E disto farás, incenso, perfume segundo a arte dos perfumistas, temperado com sal, puro e santo.  Êxodo 30.35;


A conversa do cristão deve ser, agradável, atraente, e não insípida ou morosa, especialmente perante os descrentes.
  • A vossa palavra seja sempre agradável e temperada com sal para saberdes como deveis responder a cada um. Colossenses 4.6;
  • Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estais sempre preparados para responder com mansidão e temor qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós. 1 Pedro 3.15;


A presença do sal torna tudo diferente.
Porque cada um será salgado com fogo. Bom é o sal; mas, se o sal vier a tornar-se insípido, como lhe restaurar o sabor? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros.  Marcos 9.49,50;
Jesus usou o sal para ilustrar três qualidades que devem ser encontradas no povo de Deus:
 (1) devemos lembrar a fidelidade de deus, assim como o sal usado no sacrifício lembra a aliança de Deus com o seu povo (Levítico 2.13);
 (2) devemos causar uma diferença no “sabor” do mundo em que vivemos exatamente como o sal muda o sabor dos alimentos (Mateus 5.13);
         (3) devemos agir de modo contrário à decadência moral da sociedade, assim como o sal evita que o alimento venha a se decompor, quando perdemos esse desejo de “salgar” a terra com o amor e a mensagem de Deus, tornamo-nos inúteis para Ele.

A televisão tem inserido dentro dos lares o nudismo, a prostituição e as paixões carnais através dos programas de auditório e das novelas.
  • Portanto quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tufo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10.31;

Nossas ações devem ser motivadas pelo amor a Deus, de forma que tudo que façamos seja para a sua glória. Mantenha isso como princípio de direção, perguntando a si mesmo: esta ação está glorificando a Deus? Como posso honrar a Deus através desta ação?

  • Não porei coisa má diante de meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada disto se me pegará. Salmos 101.3;
Mensagens Bíblicas Cristo Vive.
Este artigo está liberado para todos os tipos de cópias, desde que não seja com fins lucrativos. É solicitado que ao copiar seja citado o nome do autor e da fonte da coleta ao lado do link ativo. Pr. Jules Rimet; Palavra Revelada (Rhema); http://www.prjulesrimet.blogspot.com

4 comentários:

  1. Obrigado Pastor Jules, por essa mensagem tão importante. Que Deus continue sendo louvado em sua vida. Fique na paz!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor querido Marcelo, continue orando por nós para que o rei da glória sempre nos conceda uma palavra revelada do coração de Deus ao nosso coração.

    ResponderExcluir
  3. É pastor esta mensagem é fundamental pra que possamos entender o que está contecendo nos dias de hoje, JESUS disse a seus discípulos que se chegassem a uma cidade e fossem mal recebidos, não ficariam nem com a poeira dali, temos obrigado pessoas a serem cristãs, não por força nem por violência mas pelo poder do ESPÍRITO.
    Graça e paz, DEUS o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  4. a paz do Senhor querido,que o Jesus continue te abençoando, ore para que Deus nos dê sempre uma palavra revelada ao nosso coração.

    ResponderExcluir